Saltar para: Posts [1], Pesquisa e Arquivos [2]


10
Fev16

andemos nos transportes públicos

por joão pedro lopes

374546_640491442633673_94601136_n.jpg

 

 

já todos nós dissemos um dia que "Portugal tem uma frota automóvel inexplicável" para as condições de vida dos portugueses. As estradas enchem-se e amontuam-se de carros de alta cilindrada geralmente novos ou próximo disso.

 

Já todos nós nos queixamos de que a segunda circular é um inferno ou que a VCI está demasiadamente inundada de automóveis. Porém e quando nos chamam atenção para isto assim como para a necessidade de poupar mais, andar nos transportes públicos, ter cuidado com o recurso ao crédito, e afins, logo nos sentimos ofendidos. muito ofendidos.

 

Já dizia Salazar que não interessa ganhar muito, é preciso gastar pouco.

08
Fev16

Três estrelas Michelin ***

por joão pedro lopes

rs_1024x759-150813080443-1024-bradley-cooper-burnt

na semana em que soubemos do suicidio de chef Benoît Violier, que tinha três estrelas Michelin nada melhor que procurar entender ou simplesmente deixar-se levar por um astro [Bradley Cooper] que interage com ingredientes, criando pratos e mostrando toda sua fúria na cozinha.

“eu não quero que o meu restaurante seja um lugar onde as pesssoas venham e comam. eu quero que as pessoas se sentem na mesa e fiquem doentes de saudade”.

burnt não é um grande filme mas um excelente momento sobre a pressão e a exigência e rigor profissional nos dias de hoje. sugiro. 

 

05
Fev16

sou liberal de esquerda

por joão pedro lopes

liberal_esquerdas.png

 

Suas (as minhas) coordenadas políticas são:

  • 27.8% Esquerda, 5.6% Liberal

Liberalismo de Esquerda (Liberalismo Social): indivíduos neste quadrante procuram defender a liberdade individual enquanto taxam o mercado de forma a prover benefícios sociais àqueles que necessitam. Eles tendem a se ver como indivíduos que buscam um equilíbrio entre liberdade individual e justiça social, e são a favor do multiculturalismo, governo secular e cooperação internacional. Enquanto são tipicamente céticos em relação ao envolvimento do estado em questões sociais, eles, mesmo assim, veem como atribuição legítima do Estado o combate à discriminação e a garantia de tratamentos iguais.

 

Faça o teste aqui

05
Fev16

não metas os teus filhos na escola

por joão pedro lopes

dolores.jpg

Se quiseres ser recordado, não metas os teus filhos na escola.

Afinal ninguem sabe quem é a mãe de Einstein mas todos sabemos quem é Dolores Aveiro.

03
Fev16

Regresso do passado

por joão pedro lopes

diario_nova.destaque.jpg

 

Edição online aqui 

 

Se o actual executivo pretende resgatar as orientações estratégicas que serviram de alicerce ao governo que antecedeu Passos Coelho e Paulo Portas, não será preciso ser um aluno de excelência em matemática para antecipar o resultado final.

 

Apesar das sucessivas provas de consolidação orçamental que vinham sendo dadas, a decisão de reposição das 35 horas semanais na administração pública reaviva o penoso exercício de justificar a soma de ganhos de eficiência e produtividade, sem aumento de custos.

 

Como se não bastasse, a esta já difícil equação, multiplicam-se as fracturas entre o sector privado e o sector público. Um desconforto generalizado onde os primeiros sentem obrigação de suportar sacrifícios redobrados para suster os privilégios dos segundos.

 

Num cenário cujas medidas de compensação da balança orçamental são aparentemente inexistentes, antecipa-se um retrocesso, como se os esqueletos e fantasmas que ficaram para trás de repente invadissem o presente dando início a um regresso d(a)o passado.

 

 

01
Fev16

A Câmara devia patrocinar o Bib'Ofir

por joão pedro lopes

biba.jpg

 

Em setembro de 2014, recordamos todos, foi lançada uma maratona de crowdfunding nas redes sociais para possibilitar que dois atletas de Gemeses fossem ao campeonato do Mundo de canoagem em Oklahoma, nos Estados Unidos.

Na altura, os valores eram irrisórios e vai daí, uma onde de solidariedade grande e proporcional ao desconforto que gerou resolveu a contenda. Ninguém entendia porquê que a autarquia não assumia os custos da mesma. A quantia, se a memoria não me trai, rondava os 1.000 EUR/atleta. Para uma presença no campeonato do mundo!

Se tivessem sido campeões do mundo? "atletas de Esposende sagram-se campeões do mundo". Todos a correr ao aeroporto de máquina fotográfica em punho.Todos juntos na selfie! 

Esta semana, a mesma autarquia que condicionou o sonho de Alfredo Faria e Miguel Rodrigues atribuiu uma subvenção de 5.000 EUR a um ciclista do concelho

Não deixa a minha consciência que deixe em branco esta situação. Podem existir muitos motivos e só posso acreditar que os haja. Mas não entendo. Se a lógica passa pela promoção do nome do concelho, então agtribuam subsidios ao Frederic Maciel, ao Rafael Lopes, ao Tó-Zé e tantos outros que estão ajogar no mais alto nível. Se a opção é conciliar a publicidade ao nome do concelho, então acho que o patrocínio que melhor podiam dar era ao Bib'Ofir.

Posso ser injusto, mas não me sentia bem comigo mesmo se não dissesse isto. 

30
Jan16

tempo que não voltam

por joão pedro lopes

ofir.jpg

 

30
Jan16

esposende

por joão pedro lopes

imagem_201309271116161380276976_51.png

 

Os recentes resultados eleitorais do Bloco de Esquerda são muitas vezes associados à sua liderança. Um acto de personalização da figura do líder.

Catarina Martins parece assim ter conquistado muitos eleitores por ser mulher. Suportada em muitas frentes por um autentico batalhão delas, como as irmãs Mortágua ou mesmo a eurodeputada Marisa Matias, o fenómeno pode mesmo estar a produzir este efeito de crescimento e consolidação da base eleitoral do partido.

Mas estará mesmo? Estará a candidatura de Assunção Cristas, no CDS, alicerçada nesta escondida crença que as mulheres à frente dos partidos fazem-nos crescer? A priori não.

image.jpg

 

Podemos dizer que a Mariana é simpática, que é mulher, que é bonita, que é….. inegavelmente ela é uma pessoa com valor e inteligente. O seu percurso académico na área da economia são espelho disso. Ainda que em suspenso agora, ela é doutoranda na School of Oriental and African Studies da Universidade de Londres. E isso oferece-lhe uma preparação tremenda. Ponto. O mesmo acontece nos outros partidos de um modo geral e dá mau resultado quando a escolha é meramente estética. O CDS tem em Cecília Meireles uma destas mulheres que conciliam qualidades. Contudo, aliado à sua juventude é inegável a sua preparação e curriculum académico. A Cecília foi aluna de uma das melhores escolas de negócios do mundo. Detentora de um master in business administration pela Porto Business School. Um forte investimento em si próprio e na sua formação. E confesso que admiro pessoas destas. Desengane-se por exemplo que Isabel Moreira está na política por ser filha de Adriano Moreira. Pode ter-lhe dado alguma vantagem mas aumentou-lhe a responsabilidade. Contudo os seus reconhecidos méritos na área do direito constitucional tem-lhe merecido a confiança do partido, bem como algumas das causas em que se envolve. Caso para dizer que estas mulheres somam, dificilmente subtraem.

28
Jan16

finalmente...

por joão pedro lopes

lego.jpgA marca de brinquedos Lego está prestes a vender a primeira figura de uma personagem deficiente – que será acompanhada de uma cadeira de rodas e, segundo o Mail Online, de um cão de assistência.

A marca de brinquedos Lego está prestes a vender a primeira figura de uma personagem deficiente – que será acompanhada de uma cadeira de rodas e um cão de assistência.

Os novos bonecos serão vendidos em Junho e, ainda que não tenham sido confirmados pela Lego, o seu design já foi visto numa feira de brinquedos de Nuremberga, Alemanha.

 

 

 


Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2016
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ


subscrever feeds